sábado, 30 de junho de 2018

Desconstruindo a matemática e construindo mariposas

 Na primeira semana dentro da UFSB, conhecemos o componente de Matemática e Espaço, que logo se mostrou algo totalmente diferente das minhas expectativas. Quando vi o nome do CC pensei que íamos fazer muitas contas, resolver e decorar fórmulas, como nas aulas de matemática que tive por toda a minha vida acadêmica. Mas não foi nada disso que aconteceu.

 Antes mesmo de nos apresentarmos, o prof. Joel já estava falando que não era para nos assustarmos com o nome "matemática", pois ele ia quebrar todos as nossas percepções sobre a matéria, não tínhamos que ficar decorando fórmulas e fazendo contas. "Vamos fazer arte!" E foi aí que eu me assustei. Sempre gostei de matemática, de fazer conta e nunca tive jeito para artes. 

 Na aula seguinte era a confecção da nossa primeira mariposa. Levamos o material e ele apenas explicou o necessário para que a gente entendesse o que era para fazer, sem explicar como fazia, mas nos auxiliando quando necessário. Era em dupla. Começamos com muita dificuldade, sem saber se ia dar certo ou não, mas com o passar do tempo pegamos o jeito.. e conseguimos fazer! 

 Depois da prática, ele foi nos ensinar a teoria e, com a nossa ajuda, nos mostrou as fórmulas para achar a quantidade de fitas, a área e etc. e foi muito mais fácil de aprender, acredite. Tudo que ele explicava se encaixava com o que a gente já tinha feito. Era incrível! 

 Logo após a experiência com a mariposa, fiquei mais tranquila, pois percebi que o diferente podia ser bom e a arte podia me ajudar a entender melhor a matemática.

Mariposa (1, 3, 2)                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário